Direitos Sociais 22/05/2023

Gabinete Finanças Saudáveis disponível a todas as Famílias

A DECO- Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa (CML), inaugurou, no início de março, o gabinete FINANÇAS SAUDÁVEIS, uma iniciativa de proximidade que pretende acompanhar e prestar apoio a famílias sobre endividadas.

Todos os munícipes de Lisboa passam a ter à sua disposição um atendimento técnico presencial, feito por especialistas da DECO, nos dias úteis e pelo período de 4 horas diárias, no Edifício da CML, no Campo Grande, nº25, e, ainda, uma linha de atendimento telefónico gratuita (800 910 523), especialmente criada para o efeito, a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, entre as 9h00 e as 20h00.

Seja no espaço físico ou através do telefone, pretende-se, com o apoio dos peritos da DECO, esclarecer os cidadãos sobre as melhores formas de gerir eficazmente o orçamento familiar, apoiá-los no processo de reestruturação de contratos de crédito e/ou dívidas e prestar um aconselhamento especializado nas áreas relacionadas com medidas de proteção às famílias, implementadas a nível local e nacional, tais como poupança de energia, alimentação e outros apoios sociais.

A atual conjuntura económica não está fácil, em especial para as famílias com rendimentos mais baixos e/ou com de esforço mais elevadas, a inflação ameaça manter-se acima do desejável ainda durante algum tempo, as taxas de juro estão altas e castigam cada vez mais as famílias.

Para as famílias que, muitas vezes, desconhecem o que podem fazer e a quem recorrer para mitigar os efeitos adversos da atual conjuntura, esta é, desde logo, uma resposta aos seus problemas prestada pelos técnicos deste Gabinete Finanças Saudáveis.

Será ainda proporcionado aos munícipes um conjunto de 24 ações de formação, sessões informativas e workshops no âmbito da promoção da literacia financeira, da gestão do orçamento familiar e da poupança (nomeadamente energética), entre outras informações úteis.