Educação 06/02/2018

Escola de Alvalade recebeu lançamento do Orçamento Participativo das Escolas

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, esteve esta manhã na Escola Secundária Padre António Vieira (ESPAV). Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, e pela diretora do Agrupamento de Escolas de Alvalade, Dulce Chagas, o ministro esteve no local para lançar a segunda edição do Orçamento Participativo das Escolas.

Perante um auditório repleto de alunos e de professores, Tiago Brandão Rodrigues fez as apresentações e conduziu a sessão, durante a qual vários alunos da escola deram a conhecer as suas propostas para o Orçamento Participativo. A criação de “um centro de interpretação ecológica”, a aquisição de equipamentos de rádio, a criação de um clube de teatro e a instalação de “uma rede sísmica escolar” foram algumas das ideias apresentadas.

Repetindo o modelo do ano passado, caberá agora aos proponentes convencerem os colegas de que as suas ideias são as melhores. O projeto vencedor será escolhido em eleições que deverão realizar-se no mês de março. Com este processo, frisou o Ministro da Educação, os alunos estão “no centro” e não “na periferia das decisões da escola”, podendo cada um deles afirmar-se como “interveniente para mudar a escola”.

“Fico muito honrado que o lançamento do Orçamento Participativo das Escolas seja em Alvalade”, afirmou por sua vez o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, que vê este processo como um contributo para “trazer os jovens da comunidade para dentro da vida pública”.

André Caldas aproveitou também para elogiar o trabalho “absolutamente notável” do Agrupamento de Escolas de Alvalade, a sua “qualidade pedagógica da maior intensidade” e a sua “atitude face à comunidade e às instituições envolventes”. O autarca deixou ainda um convite à comunidade educativa para que participe nas reuniões públicas do executivo da Junta de Freguesia, que se realizam na terceira segunda-feira de cada mês.

Esta segunda edição do Orçamento Participativo das Escolas tem uma particularidade: o logotipo do orçamento foi, tal como o cartaz de divulgação da iniciativa, desenvolvido por alunos do Curso Profissional de Design Gráfico da ESPAV. Já o desenvolvimento do vídeo esteve a cargo de alunos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia da Escola Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro.