Petiscos, Fotografia, Pintura e Visitas Guiadas na agenda de verão de Alvalade

Dar vida ao bairro de Alvalade é o mote para a programação cultural que a Junta de Freguesia de Alvalade tem vindo a desenvolver ao longos dos últimos tempos. As circunstâncias obrigaram a autarquia a repensar o que tinha planeado nesta área em particular, mas a verdade é que o bairro terá realmente vida nos meses de julho, agosto e setembro, com uma programação eclética, segura e universal.

Em mais uma iniciativa de apoio e promoção do comércio local, esta agenda apresenta uma rota de petiscos pelos estabelecimentos de Alvalade. Entre 15 de julho e 15 de setembro, esta iniciativa cumpre o objetivo de promover variados estabelecimentos, onde entre as 16H00 e as 19H00, poderá provar-se todo o tipo de petiscos por um preço simpático! São 12 os espaços aderentes, que nos apresentam opções tradicionais, como moelas, pica-pau, caracóis ou croquetes, e ainda opções mais contemporâneas e arrojadas, como escabeche de atum fresco, peixinhos da horta com molho sweet chilli ou pão tostado com azeite e orégãos, tapenade de azeitona, boronesa de tomate e pimento, e conserva de sardinha. Ficou com água na boca? Nós também! Saiba mais sobre esta iniciativa aqui.

Ao longo do mesmo período, os amantes da fotografia poderão juntar-se aos do petisco, enquanto participam no 2.º concurso de fotografia “Olhar Alvalade”. Este ano o tema escolhido sugere que se destaque a Gente do Bairro, com o objetivo de trazer às ruas de Alvalade olhares criativos, que se guiem pelos rostos e hábitos daqueles que diariamente dão vida e se tornam parte do território.Os prémios para os três primeiros lugares variam entre os 100€ e os 300€ em vale oferta numa das lojas mais conceituadas desta área, e sedeada em Alvalade, a Colorfoto. Além disso, o 1.º classificado será ainda presenteado com uma exposição fotográfica, em nome próprio, num espaço cultural da freguesia. As candidaturas estão abertas até 15 de setembro, cumprindo um regulamento disponível aqui.

As atividades culturais regressam também em força, cumprindo as normas de higiene e segurança exigidas em tempos de pandemia. São três as iniciativas, com participação limitada a 8 pessoas por sessão, Alvalade terá pintura ao ar livre, visitas guiadas à Torre do Tombo – já esgotado – e ao Museu de Lisboa – inscrições a decorrer – e ainda a reposição dos passeios “Os Cafés da Avenida de Roma”, com o geógrafo Aquilino Machado.

Esta programação termina em setembro com concertos, num formato adaptado e ainda a ser ultimado, para que todos possamos usufruir em segurança do regresso da música ao vivo a Alvalade.

Esta quinta-feira iniciam-se as visitas guiadas ao Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, que têm lugar às 15H00. Ainda vai a tempo de inscrever-se, através do email cultura@jf-alvalade.pt para onde deve enviar informação acerca da atividade e dia em que pretende participar, como nome, idade e contacto.

Todas as atividades de grupo são de inscrição obrigatória e o uso de máscara é também obrigatório,  quando não conseguir cumprir-se o distanciamento físico recomendado.

Visitas guiadas ao Museu de Lisboa e Torre do Tombo

Torre do Tombo – 3 de agosto | 10H30 ESGOTADO

Museu de Lisboa | Palácio Pimenta – 16 de julho – 15h00 | 29 de julho – 11h00 | 25 de agosto – 11h00 |10 de setembro – 15h00 | 15 de setembro – 11h00

Pintura ao Ar Livre

As Professoras Tânia Caeiro e Ana Cardoso, em dias e jardins diferentes, vão ajudar os nossos fregueses a iniciarem-se na arte de pintar, com pequenas dicas.

Ana Cardoso:

Jardim dos Cravos | 18 de julho | 10h00 -12h00

Jardim dos Corucheus | 01 de agosto | 10h00 -12h00

Jardim do Bairro de São Miguel | 8 de agosto | 10h00 – 12h00

Jardim Largo Frey Heitor Pinto | 22 de agosto | 10h00 – 12h00

Parque José Gomes Ferreira | 05 de setembro | 10h00 – 12h00

Material necessário: papel com pelo menos 150 gr, pincéis dois tamanhos um fino nº3 e um mais largo nº 6 ou 8, as aguarelas de preferência de pastilha, lápis e uma prancha, um pacote de toalhetes ou rolo de cozinha, copos de plástico para lavar pincéis e garrafas com água para as aguarelas.

Tânia Caeiro:

Parque José Gomes Ferreira | 15 de julho | 10h00 – 12h00

Largo Frey Heitor Pinto | 22 de julho | 10h00 – 12h00

Jardim do Bairro de São Miguel | 29 de julho | 10h00 – 12h00

Jardim dos Coruchéus | 05 de agosto | 10h00 – 12h00

Jardim dos Cravos | 19 de agosto | 10H00 – 12H00

Jardim Mário Soares | 26 de agosto | 10h00 – 12h00

Material necessário:

Em julho:  Lápis, borracha, papel

Em agosto: Aguarelas, pincéis p/aguarela, papel aguarela, tampas de frascos ou godés para misturar cores, 2 frascos para água, panos ou papel cozinha para limpeza, lápis e borracha.

Passeio: “Os cafés da Avenida de Roma | Um Mapa-Múndi Pintado no Bairro de Alvalade”

Reposição dos itinerários de Aquilino na freguesia de Alvalade.

–  os cafés dos verdes anos: 29 agosto | 17h00 e 1 de setembro | 17h00

– os cafés e o 25 de Abril: 04 de setembro | 17h00 e 8 de setembro | 17h00