Na área da Segurança e Proteção Civil, existem vários programas, destinados a diferentes franjas da população. Conheça aqui alguns deles:

Consciente da importância de sensibilizar a população para as questões de segurança em caso de ocorrência de catástrofes naturais no seu território, a Junta de Freguesia de Alvalade associou-se ao projeto Know Risk. Com esta parceria, a autarquia procura garantir que a informação sobre os procedimentos de prevenção que podem ser adotados para minimizar o impacto de um possível terramoto chega ao maior número de pessoas.

Nesse sentido, a Junta de Freguesia de Alvalade promoveu a distribuição de um Guia Prático com as medidas que cada um de nós pode e deve adotar para tornar a sua casa mais segura. “Mover, proteger e fixar” são três pequenos gestos que podem fazer a diferença e reduzir os riscos de danos pessoais e materiais em caso de terramoto.

“Antes de um terramoto ocorrer, adopte medidas simples que o deixam mais seguro. Os terramotos não podem ser evitados, mas os danos e o número de vítimas podem ser reduzidos”, lê-se nesse guia, no qual se sublinha que “os danos ocorrem mesmo sem colapso dos edifícios”.

“A queda de elementos decorativos, paredes divisórias, máquinas ou móveis pesados, causa danos, perdas e ferimentos, durante ou após um terremoto”, acrescenta-se na publicação. Face a essa realidade, recomenda-se a cada cidadão que prepare a sua casa para um possível terramoto. Como? Movendo alguns móveis com determinadas caraterísticas, protegendo bens frágeis ou de valor significativo e fixando mobília e objetos pesados.

Reforçar “os elementos mais críticos” das habitações (por exemplo ao nível das janelas, varandas, chaminés e sistemas de gás, água e eletricidade) pode também ser uma necessidade, mas nesse caso recomenda-se a consulta de um profissional da área.

O projeto Know Risk, do qual a Junta de Freguesia de Alvalade é parceira, é financiado pela Comissão Europeia e envolve o Instituto Superior Técnico e o Laboratório Nacional de Engenharia Civil.

Mais informações aqui: https://knowriskproject.com/

O S.Ó.S. Lisboa é um programa da Câmara Municipal de Lisboa de sensibilização e apoio para a vulnerabilidade dos idosos isolados na nossa cidade. A sua finalidade é dar resposta urgente a situações de risco e ao isolamento dos idosos.

Este serviço está concentrado numa Sala de Operações Conjunta (SALOC), com elementos da Proteção Civil, dos Bombeiros Sapadores e da Polícia Municipal, 24 horas por dia, 365 dias por ano. É aqui que chegam os alertas dos munícipes, através do número verde 800 204 204, alertas que levam ao acionar da ação de socorro necessária.

Mais informação aqui.

A Câmara Municipal de Lisboa e a Proteção Civil desenvolvem diversas ações de formação e de sensibilização dirigidas à comunidade escolar, a instituições de apoio a crianças e idosos, a funcionários do município e a juntas de freguesia.

A adoção de medidas preventivas e comportamentos de autoproteção adequados são estratégias eficazes em situações de risco.

Aceda aqui a algumas brochuras sobre diversas temáticas:

Risco sísmico

Prevenção de incêndios em casa

Prevenção de acidentes em condomínios

Plano de Prevenção e Emergência para escolas

Ficha pedagógica de segurança na escola

Regras de evacuação

O Período Crítico no âmbito do Sistema de Defesa da Floresta Contra Incêndios é anualmente definido por Portaria, nos termos do Decreto-Lei n.º 124/2006, de 28 de junho, com as respetivas alterações

A Junta de Freguesia de Alvalade tem na sua área territorial vários espaços verdes. A Quinta do Narigão e o Parque José Gomes Ferreira, também conhecido como Mata de Alvalade, são áreas sujeitas a regime florestal parcial.

O contributo dos cidadãos para a prevenção de incêndios florestais é de extrema importância. Para isso é necessário não esquecer que:

  • Não é permitido: Fumar, fazer lume ou fogueiras. Lançar foguetes e balões de mecha acesa. Fumigar ou desinfestar apiários salvo se os fumigadores estiverem equipados com dispositivos de retenção de faúlhas. Circulação de tratores, máquinas e veículos de transporte pesados que não possuam extintor, sistema de retenção de fagulhas ou faíscas e tapa chamas nos tubos de escape ou chaminés;
  • Quando fizer piqueniques leve comida já confecionada e faça refeições que não necessitem de ser aquecidas;
  • Deposite o lixo em contentores e adote sempre normas de conduta preventivas.

Mais informações aqui.

Na página oficial da PSP e no blog do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP encontrará diversos conselhos úteis sobre temas diversos que visam a adoção de medidas de prevenção e de atuação.

A Polícia de Segurança Pública, no âmbito das suas competências e atribuições, desenvolveu uma série de programas neste âmbito:

O website Tinoni e Companhia foi desenhado para crianças dos cinco aos 12 anos, com o objetivo de abordar diversos assuntos relacionados com a segurança e proteção das crianças, de uma forma divertida e interativa, e de proporcionar a pais e encarregados de educação formação e instrumentos que possam ajudar a transmitir conhecimentos nesta área.