Educação e Juventude

A Freguesia de Alvalade é particularmente bem-dotada ao nível da rede escolar, nos diversos graus de ensino. Neste âmbito, Alvalade assegura as necessidades dos fregueses, mas também dos filhos de quem trabalha na Freguesia e de muitos outros alunos que frequentam os diversos graus de Ensino.

Tem significativa oferta de Ensino Pré-Escolar Público, com quatro Jardins de Infância, e ainda sede de diversas IPSS e outras estruturas com valências nesta área. A freguesia conta ainda com seis escolas do 1o Ciclo, duas EB23, e duas escolas de Ensino Secundário, que são também sede de Agrupamentos de Escolas, todas da rede pública.

Na Freguesia tem também sede várias instituições do Ensino Superior, destacando-se neste âmbito a Universidade de Lisboa, e várias das suas maiores unidades.

As Juntas de Freguesia da cidade de Lisboa assumiram, desde 2013, através de protocolos com a Câmara Municipal de Lisboa, competências de limpeza geral anual e pequenas reparações em escolas do 1.º ciclo do ensino básico e nos jardins de infância da rede pública. A Junta de Freguesia tem procurado responder a estas exigências, com competência e celeridade.

As Juntas de Freguesia assumiram também a contratação de assistentes operacionais para os Jardins de Infância da rede pública. A Junta de Freguesia de Alvalade assumiu o compromisso de assegurar uma auxiliar por sala de JI, independentemente do rácio estabelecido pelo Governo.

Além das competências atribuídas, a Junta de Freguesia de Alvalade tem procurado estreitar a relação com as escolas e jardins de infância da Freguesia, construindo e realizando diversos projetos em cooperação no âmbito desportivo, cultural e educativo, e procurando dar resposta às necessidades específicas das escolas.