Programas

Destina-se a apoiar o acesso ao e-government, designadamente no preenchimento online da Declaração de Rendimentos, para fregueses com rendimentos das categorias A e H. Durante os meses de abril e maio é disponibilizado um posto público com acesso à Internet para entrega da Declaração de Rendimentos, no Centro Cívico Edmundo Pedro, com apoio ao preenchimento. Nos restantes polos de atendimento da Junta de Freguesia de Alvalade, os fregueses podem usufruir do esclarecimento de dúvidas ao balcão.

No âmbito deste programa, a autarquia presta também apoio na formalização de candidaturas a programas municipais como o Programa Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA), o Programa de Renda Convencionada e candidaturas online de pedido de habitação municipal, ao abrigo do Regulamento do Regime de Acesso à Habitação Municipal.

Fundo para apoio pontual a agregados familiares com carência económica, para apoio a despesas relativas à renda de habitação, tarifas da água e da luz e apoio financeiro à medicação.

Consulte aqui o Regulamento do Fundo Social de Freguesia.

O Projeto Ferro de Soldar (PSF) tem como principal objetivo promover a melhorias das condições de habitabilidade, através da realização de pequenas reparações domésticas, com âmbito solidário e destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade. Surge como uma resposta válida, rápida e integrada nos mecanismos de apoio já existentes e atuando de forma eficaz na vida dos habitantes mais carenciados.

Este projeto nasce do estabelecimento de um protocolo entre a Junta de Freguesia e a Fundação S. João de Deus.

Para beneficiarem deste serviço, os interessados deverão contactar os Serviços de Ação Social da Junta de Freguesia de Alvalade, através dos números 218428370/211369925.

Em razão do contexto económico e social atual, a Junta de Freguesia de Alvalade acredita que existe necessidade de reforçar as respostas no que respeita aos apoios a prestar aos fregueses.

O Fundo de Emergência Social é um instrumento de reforço indispensável, com vista a maximizar o acesso aos direitos sociais, nomeadamente ao nível da habitação e saúde.

O Fundo de Emergência Social de Alvalade para os Agregados Familiares é um apoio financeiro excecional e temporário destinado a agregados familiares carenciados em situação de emergência habitacional grave, que residam na freguesia de Alvalade.

Para ter acesso ao Fundo de Emergência Social de Lisboa – Agregados Familiares, as pessoas deverão contactar os Serviços de Ação Social da Junta de Freguesia de Alvalade, através dos números 218428370/211369925.

Mais informações aqui.

 

Com este programa pretende-se prestar acompanhamento os agregados familiares colocados em situação – atual ou iminente – de carência habitacional, nomeadamente em virtude da Lei das Rendas, para se candidatarem aos vários programas existentes no município de Lisboa ou obterem aconselhamento jurídico.

Programa Renda Convencionada: http://rehabitarlisboa.cm-lisboa.pt

Programa Subsídio Municipal ao Arrendamento (SMA): http://www.cm-lisboa.pt/viver/habitar

A Junta de Freguesia de Alvalade aderiu à Rede DLBC Lisboa – Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Lisboa no âmbito do financiamento Europeu da Estratégia 2020, com o objetivo de criar projetos de desenvolvimento social para os bairros de intervenção prioritária da freguesia, desenvolvendo modelos eficazes de co-governação local.

A sua organização formal em modelo associativo reflete o espírito de entreajuda e partilha de responsabilidades. São membros associações locais (51%), autarquias (10%), organizações de âmbito nacional (24%), fundações (3%) organizações de âmbito regional ou concelhio (6%) e estabelecimentos de ensino superior ou relacionados com a investigação (6%), num total de 98 entidades.

Mais informações aqui.

No âmbito do Protocolo celebrado entre a Junta de Freguesia de Alvalade e a Clínica de São João de Deus (CSJD), os residentes na freguesia de Alvalade beneficiam de:

– Consultas, exames e tratamentos a preços reduzidos;

– Rastreios gratuitos.

Para beneficiar destes benefícios, deverá apresentar na clínica uma declaração emitida pela Junta de freguesia de Alvalade, juntamente com o seu documento de identifi­cação.

Mais informações e marcações: 217 987 700 | geral@saojoaodedeus.pt | www.saojoaodedeus.pt