Espaços Verdes 11/09/2017

Quinta do Narigão com novos usos e condições melhoradas

O Município de Lisboa, a Junta de Freguesia de Alvalade e a Associação de Escoteiros de Portugal assinaram um protocolo relativo à requalificação e dinamização da Quinta do Narigão, espaço verde contí­guo ao Parque José Gomes Ferreira ao qual se pretende dar novas dinâmicas de vivência e utilização frequentes.

Nos termos desse protocolo, a utilização do Parque Aventura existente na Quinta do Narigão vai ser cedido à Associação de Escoteiros de Portugal, que aí­ irá desenvolver atividades de contacto com a natureza, incluindo arborismo e campismo. Está também prevista a realização no local de iniciativas dirigidas à população juvenil de Alvalade, em particular à população escolar.

Este protocolo foi assinado pelo vereador da Estrutura Verde e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, e por Miguel Gonzalez, da Chefia Nacional da Associação de Escoteiros de Portugal. Nesta cerimónia, a qual se realizou no Parque José Gomes Ferreira, marcaram presença muitos escoteiros, de todas as idades.

Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade lembrou que só recentemente foi possível “conquistar o território da Quinta do Narigão para a Estrutura Verde da cidade”. André Caldas mostrou-se “muito contente” com esta parceria com a Associação de Escoteiros de Portugal, entidade que certamente trará “novos públicos e novas utilizações” a este espaço verde de Alvalade.

No âmbito do protocolo agora firmado, a autarquia vai proceder à reabilitação das infraestruturas de desporto e aventura existentes na Quinta do Narigão e das suas instalações de apoio. A Junta de Freguesia de Alvalade vai também promover a criação de novas zonas de estadia e lazer, de percursos pedonais alternativos e de espaços verdes integrados. Os planos para o local incluem ainda a criação de um parque canino.