Plano Local de Emergência de Alvalade

O que é?

A Junta de Freguesia de Alvalade desenvolveu o Plano Local de Emergência para a freguesia, instrumento que pretende garantir a segurança e proteção, no âmbito de uma resposta eficaz perante uma situação de acidente grave ou catástrofe que ocorra no seu território. Este plano articula-se com o Plano Municipal de Emergência de Lisboa.

O Plano Local de Emergência assenta no pressuposto de que, em situações de catástrofe, as primeiras medidas de socorro são desenvolvidas pelas comunidades locais. Nesses casos, a direção e coordenação operacional das ações será assegurada pelo chamado Centro de Operações de Emergência (COE), o qual é dirigido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade e inclui os coordenadores dos grupos de Operações, Logí­stica e Comunicações.

Nestes grupos, está prevista a integração de elementos da população que residam e/ou trabalhem em Alvalade, bem como entidades da freguesia, de acordo com as suas caraterísticas e conhecimentos. Os grupos darão apoio à população no âmbito da distribuição de alimentos e bens de primeira necessidade, prestarão a informação necessária no território da freguesia e promoverão a segurança de pessoas e bens, sempre sob direção do COE.

Quer inscrever-se como voluntário?

Caso queira envolver-se neste projeto como voluntário, essa vontade deve ser manifestada à autarquia através do preenchimento do formulário aqui disponibilizado: Formulário de Inscrição de Voluntários.

Esse formulário deve ser depois enviado para o endereço protecao.civil@jf-alvalade.pt, ou entregue nos locais de atendimento da Junta de Freguesia. Para ser candidato a voluntário é necessário ter mais do que 18 anos, residir ou trabalhar em Alvalade, ser cidadão português com morada permanente ou cidadão estrangeiro, com situação regularizada e morada permanente.