Educação 03/05/2017

No Mercado de Alvalade Norte aprende-se a ter uma alimentação saudável

O Vamos Todos ao Mercado mudou-se para Alvalade. Desde o início de maio, este projeto de educação alimentar desenvolvido pela Câmara Municipal de Lisboa e orientado por nutricionistas funciona no Mercado de Alvalade Norte.

Este projeto destina-se aos alunos do jardim-de-infância da rede pública de Lisboa e aos alunos do 3.º e do 4.º ano do 1.º ciclo das escolas públicas e privadas da cidade. Iniciado no ano letivo de 1998/1999, o seu objetivo é sensibilizar os participantes para a importância de uma alimentação adequada e, ao mesmo tempo, promover os mercados como espaços onde a oferta é essencialmente constituída por alimentos saudáveis.

A Junta de Freguesia de Alvalade acompanhou a participação de um grupo de 20 alunos do pré-escolar no projeto Vamos Todos ao Mercado. Depois de uma breve apresentação, as crianças assistiram a um teatro de fantoches, no qual dois irmãos aprenderam uma lição sobre as qualidades nutritivas dos alimentos e os efeitos do seu consumo na saúde.

Depois, divididas em dois grupos, as crianças visitaram o Mercado de Alvalade Norte, onde tiveram a oportunidade de observar de perto as diversas bancas e os produtos aí comercializados. Com a preciosa ajuda dos comerciantes, as nutricionistas do projeto deram a conhecer os diferentes alimentos e as suas caraterísticas.

Pelo meio houve tempo para as crianças cheirarem uma manga, para aprenderem a diferença entre um ananás e um abacaxi, para perceberem que há flores com nomes que são também de menina e para verem de perto um tamboril, entre muitas outras coisas, sensibilizar os participantes para a importância de uma alimentação adequada e, ao mesmo tempo, promover os mercados como espaços onde a oferta é essencialmente constituída por alimentos saudáveis.