Espaço Público 29/05/2018

Mudanças no estacionamento na zona da Quinta dos Barros apresentadas à população

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, no dia 28 de maio, uma reunião pública para dar a conhecer o projeto de ativação da Zona 03A da Emel, zona delimitada pela Rua António Albino Machado, pela Rua Nogueira Simões, pela Azinhaga das Galhardas e pela Avenida General Norton de Matos.

Esta reunião realizou-se no Espaço Selfie e contou com a presença de várias dezenas de pessoas. A apresentação do projeto esteve a cargo do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, e do vogal responsável pela Divisão de Espaço Público e Equipamentos, José Ferreira.

“O estacionamento no bairro tem-se tornado, nos últimos meses, mais e mais complicado”, começou por referir o presidente da Junta de Freguesia, explicando que é para inverter essa realidade que se vai avançar com a entrada em funcionamento da Zona 03A. “Não são medidas preventivas. São medidas de ação para a resolução do problema”, frisou José António Borges.

Também o vogal responsável pela Divisão de Espaço Público e Equipamentos sublinhou que o problema de estacionamento nesta área de Alvalade “tem sido crescente” e acrescentou que a situação tende a agravar-se com a expansão da Emel na freguesia vizinha, de São Domingos de Benfica.

A ativação da Zona 03A, explicou José Ferreira, procura “garantir que há estacionamento para os residentes, que o estacionamento está disponível para as pessoas que moram cá”.

Segundo o projeto dado a conhecer à população, a zona em causa terá um total de 985 lugares de estacionamento. Desses, 716 serão tarifados, podendo ser utilizados tanto por quem possua dístico de estacionamento como por pessoas de fora do bairro, sendo que estas últimas terão que pagar o estacionamento, num dos parquímetros que vão ser instalados no local.

A pensar nos moradores, vão ser criadas bolsas de estacionamento exclusivas, nas quais só poderá estacionar quem tiver dístico de residente. Estão em causa 269 lugares, nas seguintes artérias: Azinhaga dos Barros, Rua Frei Joaquim de Santa Rosa de Viterbo, Rua Mem de Sá e Rua Nuno Ferrari.

Quanto a prazos, aquilo que está previsto é que a alteração da sinalização vertical e horizontal e a instalação dos parquímetros se prolonguem por cerca de um mês. Assim, a nova zona deverá estar ativa a partir do fim de junho. Entretanto, os residentes poderão obter os seus dísticos numa das Lojas Emel: na Loja do Cidadão das Laranjeiras ou no Campo Grande, no edifício da Câmara Municipal de Lisboa.

“Isto é feito para proteger os moradores”, afirmou repetidamente o vogal José Ferreira, notando que aquilo que se verificou noutros pontos de Alvalade em que foram introduzidos parquímetros é que a procura de estacionamento por não residentes diminuiu de forma significativa.

Veja aqui a planta da Zona 03A, com o detalhe das ruas e do número de lugares por rua: