Habitação 11/06/2018

Moradores do Bairro São João de Brito Assinam primeiras escrituras

A 7 de junho, viveu-se um dia histórico em Alvalade, com a assinatura das primeiras escrituras de aquisição de lotes de terreno do Bairro de São João de Brito. “É um dos dias mais felizes da freguesia”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, recordando que esta era “uma luta com mais de 40 anos”.

As instalações da Associação de Moradores foram pequenas para receber as muitas pessoas que fizeram questão de assistir à assinatura das primeiras 16 escrituras, um momento carregado de simbolismo para os residentes do bairro, que por ele esperavam há várias décadas. E também para os autarcas da Junta de Freguesia de Alvalade e da Câmara Municipal de Lisboa, que contribuíram para tornar este dia possível.

Esta assinatura, sublinhou José António Borges, “mudará de modo muito decisivo e concreto a vida dos moradores”, que travaram durante 40 anos um combate “com alguma dureza e muitas incertezas”. “Desde 2013 começámos a virar a ampulheta”, recordou o presidente da Junta de Freguesia, declarando-se “muito afortunado” por poder participar neste dia histórico.

No seu discurso, José António Borges fez questão de salientar o papel decisivo dos moradores e da associação que os representa, deixando também uma palavra de agradecimento ao seu antecessor, André Moz Caldas.

Visivelmente feliz estava a presidente da Associação de Moradores do Bairro São João de Brito, Maria de Fátima Agostinho, que falou no “início da concretização de um sonho com mais de 40 anos”. “Nós sempre acreditámos que este dia chegaria”, rematou, perante uma plateia repleta de moradores, muitos dos quais não escondiam a emoção.

“As casas são mesmo vossas”, afirmou com visível entusiasmo o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, acrescentando que “aquilo que era um sonho vai transformar-se em realidade”. Na sua intervenção, Fernando Medina garantiu que não ficarão por dar os passos seguintes: a resolução da questão da Rua das Mimosas e a requalificação do espaço público do bairro.

Este momento carregado de simbolismo e de emoção terminou com uma fotografia de família, junto às instalações da Associação de Moradores. Uma fotografia que ficará na história de muitas e muitas famílias de Alvalade.