Economia e Inovação 24/07/2017

Mercado de Alvalade rejuvenesceu, a pensar nas famílias

O Mercado de Alvalade, na Avenida Rio de Janeiro, foi requalificado, e dispõe agora de um parque infantil interior e de uma área de estadia e alimentação, na qual é possível fazer refeições à base de produtos adquiridos no local. O final desta fase de intervenção foi assinalado numa cerimónia com o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e o seu vice-presidente, Duarte Cordeiro.

A obra promovida no local resultou de um investimento conjunto da Câmara e da Junta de Freguesia e incluiu também a pintura das fachadas, a remodelação total das instalações sanitárias e a criação de uma copa. Melhorias que se vêm juntar a outras promovidas num passado recente, designadamente ao nível da iluminação, da eficiência energética e do estacionamento.

A nova zona de alimentação, com chão em madeira e iluminação própria, está decorada com plantas naturais e localiza-se mesmo ao lado do novo parque infantil, o que permite que pais e avós possam usufruir de uma refeição ligeira enquanto as crianças brincam. Para que tal seja possível, os comerciantes que já estavam no mercado adaptaram a sua oferta e passaram a disponibilizar produtos prontos a ser consumidos, como sumos naturais, batidos, espetadas e caixas de fruta, tapas, mariscos e sopa.

“Conseguimos com esta transformação preservar aquilo que de melhor os produtos frescos têm nas tradicionais formas de exposição ao consumo, aliados à inovação na forma de os apresentar”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade. Antes, André Caldas fez questão de agradecer à Câmara Municipal de Lisboa, aos comerciantes do mercado, à Associação de Comerciantes de Alvalade e aos estabelecimentos da freguesia que colaboraram neste evento.

O presidente da Junta de Freguesia sublinhou que a obra agora concluída representa “um ponto de chegada, mas também um ponto de partida” para a nova vida do Mercado de Alvalade, ao qual se pretende atrair “cada vez mais famílias”. Como sublinhou André Caldas, esta foi apenas a primeira fase do processo de requalificação do “melhor mercado da cidade”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa falou num “dia especial para Alvalade e também para Lisboa”. Aos presentes, Fernando Medina manifestou a convicção de que serão cada vez mais aqueles que vão escolher fazer aqui as suas compras.

“Este é o Mercado das Famílias. É isso que nós pretendemos”, afirmou por sua vez o vice-presidente do município, Duarte Cordeiro. Presente na cerimónia esteve também a presidente da Associação dos Comerciantes nos Mercados de Lisboa, Luisa Carvalho.

O parque infantil interior agora inaugurado destina-se a crianças com idades entre os dois e os doze anos e vai dispor de animação aos sábados de manhã. Além disso, foi instalada uma caixa multibanco no mercado, junto a uma das entradas da Avenida Rio de Janeiro.