Desporto 26/02/2018

Junta promoveu atividades de skate e de graffiti na Escola Gago Coutinho

Durante uma semana, os alunos da Escola Básica Almirante Gago Coutinho tiveram a oportunidade de experimentar uma modalidade desportiva diferente: no campo de jogos contíguo à escola foi instalada uma rampa de skate. Em simultâneo, os alunos colaboraram com o artista Tomás Lucas na pintura do muro do polidesportivo.

Esta iniciativa, que juntou skate e graffiti, arrancou no dia 19 de fevereiro, data em que se assinalou o Dia da EB 2,3 Almirante Gago Coutinho, do Agrupamento de Escolas de Alvalade. Até ao final dessa semana, foram muitas as crianças e os jovens que participaram neste evento, o qual foi organizado pela Junta de Freguesia de Alvalade com o apoio da organização sem fins lucrativos Skape.

Todos os alunos da escola tiveram a oportunidade de andar de skate, fosse ou não a primeira vez que o faziam. Para tal, os alunos puderam utilizar as pranchas e os capacetes disponíveis para o efeito, e recorrer à ajuda dos vários monitores presentes. Durante uma semana, foram muitos os que arriscaram e que, com mais ou menos confiança, decidiram pôr à prova o seu equilíbrio em cima da prancha de skate. Os mais aventureiros aproveitaram também a oportunidade para dar uso à rampa instalada no local, improvisando uma ou outra manobra.

Em paralelo, os alunos colaboraram na pintura do muro do polidesportivo da Rua Dom Pedro Cristo. Aos comandos da execução de mais esta obra de arte urbana na freguesia de Alvalade esteve o artista Tomás Lucas, que em poucos dias encheu de cor e de vida o espaço recentemente criado pela Junta de Freguesia de Alvalade para a prática de voleibol, basquetebol e futebol.

Presentes nesta iniciativa estiveram o vogal da Atividade Física e Desporto da Junta de Freguesia de Alvalade, Pedro Bastos, e o vogal da Educação e Juventude, Ricardo Varela. Este último lembrou que o polidesportivo contíguo à Escola Básica Almirante Gago Coutinho nasceu num local requalificado com “o prémio das Olisipiadas, da sua primeira edição, em que a Junta de Freguesia de Alvalade foi vencedora”.

“É um espaço requalificado, que está neste momento disponível de forma preferencial para os alunos da escola, mas que também se pretende que seja um espaço de utilização livre, um espaço para a prática desportiva, de futebol, de basquetebol, de voleibol”, explicou Ricardo Varela. Relativamente à atividade de skate, o vogal de Educação e Juventude sublinhou que a ideia é que esta seja “a primeira de muitas iniciativas, que possam vir a ser desenvolvidas não só neste espaço mas também noutros espaços da freguesia”.