Homenagem 28/01/2018

Junta manifesta profundo pesar pela morte de Edmundo Pedro

Portugal ficou mais pobre com a morte de Edmundo Pedro, homem de coragem e coerência que travou uma luta sem tréguas contra a ditadura e em favor da justiça social. Figura de referência na história política de Portugal no século XX, o resistente antifascista foi um dos nomes maiores do combate pela liberdade em Portugal.

Com a sua partida, aos 99 anos, também a freguesia de Alvalade, onde viveu durante cerca de seis décadas, ficou mais pobre. Mas o seu legado permanecerá bem vivo neste território, desde logo no Centro Cívico Edmundo Pedro, um espaço dedicado às organizações da sociedade civil que foi inaugurado a 25 de abril de 2017, numa cerimónia que contou com a sua presença.

Na ocasião, perante uma casa cheia de familiares, amigos e muitas pessoas que não quiseram deixar de lhe prestar homenagem, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade fez questão de lhe agradecer o trabalho em prol da liberdade. “A minha geração está-lhe profundamente grata”, afirmou André Caldas, notando que é graças a homens como Edmundo Pedro que podemos hoje “viver de cabeça erguida”.

Já o homenageado dirigiu aos presentes uma mensagem sentida: “Tudo o que eu fiz na vida, e fiz realmente muita coisa, nomeadamente na luta contra o antigo regime, tudo o que eu fiz foi cumprir o meu dever. Mais nada. Nunca senti que tinha feito alguma coisa de especial”, afirmou o homem que dedicou a sua vida a lutar pela liberdade.

A Junta de Freguesia de Alvalade manifesta o mais sentido pesar pela morte de Edmundo Pedro e expressa sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

O velório realiza-se no Centro Cívico Edmundo Pedro, na Rua Conde de Arnoso. As cerimónias fúnebres acontecem esta segunda-feira, às 17 horas, no Cemitério do Alto de São João.