Espaço Público 02/04/2018

Junta debateu com a população alterações no estacionamento

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu duas reuniões públicas – uma com os moradores do Bairro das Murtas e outra com os moradores do Bairro da Boa Esperança – para discutir com a população as alterações que estão previstas ao nível do estacionamento.

A primeira dessas reuniões realizou-se na Loja do Morador, no Bairro das Murtas, e contou com o apoio do Centro Social Paroquial do Campo Grande. Nela participaram muitos residentes do bairro, que quiseram ficar a par das mudanças que esta área vai ter ao nível do estacionamento.

Na ocasião, o vogal dos Direitos Sociais da Junta de Freguesia de Alvalade destacou que aquilo que se pretende é “recuperar o estacionamento que existe no bairro para os moradores”. Tudo, sustentou José Borges, para “preservar a qualidade de vida” de quem vive no Bairro das Murtas.

Nesta área de Alvalade vai ser ativada uma nova zona da Emel, com a designação de zona 03D. Esta zona deverá ter um total de 168 lugares de estacionamento, dos quais 78 (na Azinhaga das Murtas, na Rua José Santa Camarão e na Rua das Murtas) serão exclusivos para portadores de dístico de residente.

A criação dessas bolsas para residentes e a tarifação dos restantes lugares, afirmou o vogal responsável pela Divisão de Espaço Público e Equipamentos, “permite resolver o problema às pessoas que moram no bairro”. Como sublinhou José Ferreira, a situação atual não decorre da falta de estacionamento, mas sim do facto de muitas pessoas de fora no bairro deixarem as suas viaturas estacionadas no local durante todo o dia.

Segundo explicou o vogal, na rua que dá acesso ao Externato São Vicente de Paulo deverá ser introduzido um bilhete diário, que permitirá aos interessados estacionarem por dois euros por dia. Está também prevista a criação de um passeio na Rua das Murtas, entre o Posto de Limpeza da autarquia e o acesso ao externato, para melhorar as condições de segurança dos peões.

Esta reunião na Loja do Morador serviu também para os moradores darem conta de algumas das suas preocupações, das quais o executivo da Junta de Freguesia tomou boa nota.

Já a reunião dirigida aos moradores do Bairro da Boa Esperança realizou-se nas instalações do Câmara Lisboa Clube e foi também muito participada. Nela foram apresentados os contornos da ativação da zona 03G da Emel, delimitada pela Avenida do Brasil, pela Rua Jorge Colaço e pela Avenida Marechal Craveiro Lopes.

“O bairro está pejado de viaturas durante o dia, tornando a vida quotidiana dos residentes muito difícil”, começou por afirmar o vogal responsável pela Divisão de Espaço Público e Equipamentos. Como frisou José Ferreira, “esta situação não é decorrente da falta de oferta de estacionamento, mas sim da falta de gestão”.

Para inverter essa realidade, e para “proteger os moradores”, vão ser instalados parquímetros no Bairro da Boa Esperança. Aquilo que está previsto é que esta zona passe a dispor de 233 lugares de estacionamento, dos quais 70 serão exclusivos para portadores de dístico de residente. Com as alterações anunciadas, sustentou José Ferreira, “vai-se devolver o bairro às pessoas que cá vivem”.