Espaço Público 24/04/2019

Junta avança com nova fase do Corredor Verde da Avenida dos EUA

A Junta de Freguesia de Alvalade pretende, no decurso deste ano, dar continuidade à criação do Corredor Verde da Avenida dos Estados Unidos da América. Este projeto, recorde-se, teve início no anterior mandato autárquico, com a requalificação dos logradouros dos números 10 a 48 da avenida.

A obra agora em preparação, e que a autarquia estima que possa ter início no último trimestre do ano, visa estender essa requalificação pela avenida fora, tanto no lado nascente, como no lado poente. Para dar a conhecer as suas propostas à população, a Junta de Freguesia promoveu a sua apresentação aos moradores das zonas visadas.

Conheça aqui o essencial dessas propostas:

– No lado poente, a intervenção preconizada abrange três pontos: os logradouros dos números 115 a 131 da Avenida dos EUA, os logradouros dos números 110 a 128 e o largo junto à Rua António Patrício.

Entre os aspetos mais significativos da proposta da Junta de Freguesia incluem-se a requalificação dos espaços verdes (com a plantação de 25 árvores, 485 arbustos e 1650 herbáceas), a melhoria dos pavimentos com o objetivo de promover a mobilidade pedonal e a criação de um novo parque infantil, com uma área superior ao atual.

No largo junto à Rua António Patrício, a autarquia propõe-se requalificar o espaço público, o que permitirá criar 60 novos lugares de estacionamento, a juntar aos 90 já existentes. Além disso, serão plantadas 18 árvores neste local (que verá a sua área permeável aumentar) e será criada uma ligação pedonal em rampa à Avenida dos EUA.

– No lado nascente, a intervenção em preparação abrange dois pontos: os logradouros dos números 50 a 82 e o logradouro entre os números 29 e 35.

Aqui, voltam a colocar-se como grandes objetivos a requalificação dos espaços verdes (com a plantação de 31 árvores, 1230 arbustos e 4300 herbáceas), a melhoria dos pavimentos pedonais e a criação de um novo parque infantil, que será deslocado face à localização atual.

Para o logradouro entre os números 29 e 35 a autarquia propõe a criação de um parque canino com duas áreas distintas: uma para cães de grande porte e outra para cães de pequeno porte.

Veja aqui a apresentação das propostas da autarquia.

A expectativa da Junta de Freguesia de Alvalade é que esta obra possa ter início no último trimestre do ano e ficar concluída em seis meses. Subjacente a toda a intervenção está um esforço de preservação da memória e de respeito pelo projeto de paisagismo que foi desenvolvido para os logradouros da Avenida dos EUA por Gonçalo Ribeiro Telles, mas que nunca chegou a ser executado como previsto.

Com o projeto da autarquia, o qual será executado ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências com o Município de Lisboa, Alvalade ganhará um novo corredor verde, passando a Avenida dos EUA a oferecer a quem a percorre a pé um espaço multifuncional, com zonas de estadia, lazer e recreio.

Tal como é visível nos logradouros da avenida que já foram requalificados, o incremento da qualidade do espaço público é um dos grandes objetivos, juntamente com a melhoria das condições de mobilidade pedonal. Nesse sentido, será promovida a ligação entre as diferentes áreas (o que nalguns casos implicará a remoção de obstáculos hoje existentes) e os pavimentos serão adequados e uniformizados, prevendo-se igualmente a instalação de mobiliário urbano.

De notar que as propostas agora apresentadas à população se articulam com outras duas já apresentadas e cujas obras terão início muito em breve: a da 2.ª fase da Zona 30 do Bairro de São Miguel e a de reordenamento viário e reorganização do estacionamento na Rua Silva e Albuquerque.

Consulte aqui as plantas das diferentes áreas de intervenção do Corredor Verde da Avenida dos EUA:

Av EUA 100-128

Rua Flores do Lima