Espaço Público 10/05/2018

Junta apresenta projeto para o Bairro das Estacas resultante da discussão pública

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu uma reunião pública com a população, para apresentar o seu projeto para a reabilitação dos logradouros do Bairro das Estacas.  Este projeto incorporou várias das sugestões feitas pelos moradores numa primeira reunião, que se realizou em fevereiro.

Isso mesmo foi referido pelo presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, que lembrou a preocupação que a autarquia teve em “ouvir os moradores” e em incluir na sua proposta “o maior número de sugestões possíveis”. Essa preocupação está refletida no projeto agora divulgado, o qual apresenta algumas alterações face àquelas que eram as propostas originais da autarquia.

O objetivo primordial da intervenção prevista para os logradouros do Bairro das Estacas (limitado a norte pela Rua Antero Figueiredo, a sul pela Avenida Frei Miguel Contreiras, a este pela Rua Teixeira de Pascoais e a oeste pela Rua Bulhão Pato) é melhorar as condições do espaço público existente, promovendo os acessos pedonais e requalificando os espaços verdes e o mobiliário urbano.

O respeito por aquele que foi o “desenho original” desenvolvido por Gonçalo Ribeiro Telles para o espaço público do bairro é uma das premissas do projeto agora apresentado. Nesse sentido, a autarquia pretende promover a reposição de alguns aspetos que se foram entretanto perdendo e eliminar intervenções “que abastardaram o projeto original”.

Isso mesmo foi explicado pelo vogal responsável pela Divisão de Espaço Público e Equipamentos da Junta de Freguesia de Alvalade. Aos presentes nesta reunião de dia 9 de maio, José Ferreira adiantou que a mais recente versão do projeto de intervenção permite um aumento de 14% da permeabilidade do solo, através da ampliação dos espaços verdes e da substituição de pavimentos, estando prevista a plantação de mais de quatro mil novos exemplares arbustivos e herbáceos.

A autarquia vai também criar um novo parque infantil, no qual serão privilegiados “materiais naturais”, e disponibilizar 27 novos lugares de estacionamento, através de uma reorganização das vias. Desses, seis (na Rua Bulhão Pato, junto à entrada de serviço do Teatro Maria Matos) serão reservados a portadores de dístico de residente.

O mobiliário urbano será mantido e requalificado, preservando-se igualmente elementos distintivos do espaço, como o jogo da macaca existente num dos logradouros e as pedras de calcário. Relativamente aos caminhos que atravessam os logradouros, está previsto que os caminhos principais sejam em betão poroso, os secundários (que hoje são em betuminoso) em calçada e os terciários em placas de calcário.

Face àquelas que foram as opiniões manifestadas pelos moradores do Bairro das Estacas na primeira reunião pública, a Junta de Freguesia deixou cair a ideia da criação de um anfiteatro ao ar livre num dos logradouros. Também abandonada foi a possibilidade de um logradouro limitado pela Avenida Frei Miguel Contreiras e pela Rua Bulhão Pato ser consagrado a estacionamento.

Da plateia ouviram-se várias vozes de felicitação ao projeto e à disponibilidade da autarquia para ouvir e acolher as sugestões dos moradores. Houve também quem aproveitasse a ocasião para questionar o executivo sobre diversos temas, como o estacionamento, a manutenção dos espaços verdes e do arvoredo ou a problemática dos dejetos caninos.

Quanto aos vazamentos dos prédios (existentes pelo facto de estes terem sido construídos sobre pilares, o que justifica a designação de Bairro das Estacas), o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade reforçou a total disponibilidade desta entidade para assumir a intervenção nesses locais, por forma a promover a harmonização entre eles. “A junta vai, em momento oportuno, contactar todos os condomínios”, assegurou José António Borges, explicando que aquilo que se pretende é concretizar “uma obra uniforme”.

Em relação ao arvoredo, o presidente da autarquia sublinhou que só serão abatidas árvores “quando, por questões fitossanitárias, isso se impõe”. No caso do Bairro das Estacas, os exemplares existentes foram avaliados pelo Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida (LPVVA), do Instituto Superior de Agronomia.

O projeto de reabilitação do espaço público do Bairro das Estacas vai ainda ser sujeito à consideração da Direção-Geral do Património Cultural. A concretização da obra deverá acontecer ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências a celebrar com o Município de Lisboa.

Veja aqui o Plano Geral Bairro das Estacas da Junta de Freguesia de Alvalade:

E consulte a Avaliação fitossanitária e avaliação de risco de rutura de árvores do LPVVA.