Desporto 03/09/2018

Inaugurado Pavilhão Municipal da Freguesia de Alvalade

Alvalade tem um novo equipamento vocacionado para a prática desportiva: o Pavilhão Municipal da Freguesia de Alvalade, no Bairro Fonsecas e Calçada, foi inaugurado no último dia de agosto pelos presidentes da Junta de Freguesia de Alvalade e da Câmara Municipal de Lisboa.

Localizado na Rua Mem de Sá, o novo pavilhão está preparado para a prática de futsal, basquetebol, andebol e voleibol e tem uma área desportiva útil de 800 m2. A construção deste equipamento foi promovida pela Junta de Freguesia de Alvalade, ao abrigo de um protocolo de delegação de competências com a Câmara Municipal de Lisboa.

“Hoje é um dia muito feliz para a freguesia de Alvalade e para o bairro em particular”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, na cerimónia de inauguração.

“Nós habituámo-nos, nos últimos anos, a repetir dias felizes aqui no bairro. Isso significa por um lado que temos tido atividade junto do bairro, que temos ajudado a construir um bairro melhor, e significa também, porventura, uma parte menos boa: que o bairro durante muitos e muitos anos esteve esquecido pelos sucessivos poderes políticos”, acrescentou o autarca, sublinhando que desde 2013 “as coisas têm mudado”.

São vários os exemplos disso mesmo: a construção do Pavilhão Municipal da Freguesia de Alvalade, a intervenção em curso na Escola Básica D. Luís da Cunha e a aposta que tem vindo a ser feita na área social (nomeadamente com os projetos BIP/ZIP e o Atendimento Social de Proximidade prestado pela Junta de Freguesia). Também merecem destaque a requalificação do espaço público – com a requalificação dos logradouros da Rua Mem de Sá – e a realização no Bairro Fonsecas e Calçada de eventos culturais, como os Concertos ao Entardecer.

“O bairro tem uma nova centralidade que há dez anos não tinha. É nessa centralidade que nós vamos continuar a investir”, garantiu José António Borges, acrescentando que com esse investimento aquilo que se pretende é contribuir para o aumento da qualidade de vida de todos os que aí residem.

Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa deixou “uma palavra de agradecimento a todos aqueles que têm feito a transformação do Bairro Fonsecas e Calçada”, transformação essa que teve como momento decisivo a regularização da propriedade das casas. “Foi uma enorme alegria podermos resolver isto. E foi uma enorme alegria também podermos ver a Junta de Freguesia de Alvalade ter abraçado a requalificação do espaço público do bairro”, disse Fernando Medina, classificando esse trabalho como “notável”.

Aos muitos moradores que fizeram questão de estar presentes na inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa deixou uma garantia: a de que a autarquia vai “continuar a trabalhar com o bairro”.

Aos discursos seguiu-se um pequeno jogo de futebol, no qual participaram Fernando Medina e José António Borges, mas também o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, e o anterior presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, em cujo mandato teve início a construção do pavilhão.

Nesta ocasião foi também assinado um Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo entre a Freguesia de Alvalade e o Grupo Desportivo Cultural Fonsecas e Calçada, presidido por César Abreu.