Economia e Inovação 30/10/2017

Feira de São Miguel despediu-se de Alvalade, com a promessa de regressar em 2018

O renovado Mercado de Alvalade recebeu, no dia 29 de outubro, a Feira de São Miguel. Pelo segundo ano consecutivo, o mercado na Avenida Rio de Janeiro foi o palco escolhido para a recriação na capital daquela que é a mais emblemática Feira Agrícola e Comercial do Concelho da Covilhã.

Durante todo o dia, foi possível descobrir os melhores produtos da Covilhã e usufruir de vários momentos de animação, proporcionados por grupos da região. Esta iniciativa foi organizada pela Casa da Covilhã em Lisboa, com o apoio da Câmara Municipal de Covilhã e da Junta de Freguesia de Alvalade, e contou com a presença do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, do presidente da União das Freguesias de Covilhã e Canhoso e de um Vogal da Junta de Freguesia de Tortosendo.

“Para a freguesia de Alvalade é um grande orgulho poder acolher a segunda edição desta recriação da Feira de São Miguel, em particular agora que temos o mercado renovado”, afirmou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

“Esperemos que se torne uma fortíssima tradição da nossa freguesia termos aqui todos os anos os nossos amigos e amigas da Covilhã, a trazerem-nos um pouco daquilo que é a riqueza das tradições do interior do nosso país, a riqueza dos saberes, dos sons, da gastronomia, de toda a cultura”, acrescentou André Caldas, que terminou a sua intervenção com um convite a todos os presentes para que regressem daqui por um ano.

Também o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, traçou o objetivo de se “afirmar uma forte relação e manter a tradição de organizar a Feira de São Miguel no Mercado de Alvalade”. “Para nós, esta é uma aposta ganha. Queremos continuar”, garantiu, deixando um agradecimento aos comerciantes do Mercado de Alvalade “que decidiram abrir num domingo a sua atividade, o que não é comum”.

“É com grande regozijo, com muito prazer, que aqui estamos, que aqui vimos e viremos, se Deus quiser, no futuro, para convivermos, para invocarmos as nossas raízes”, afirmou por sua vez o presidente da Câmara Municipal de Covilhã. “Somos muito orgulhosos da nossa identidade, da nossa história, das nossas raízes”, frisou ainda Vítor Pereira.

A organização da Feira de São Miguel, na qual marcaram presença centenas de pessoas, esteve a cargo da Casa da Covilhã em Lisboa. “É um orgulho grande ter um evento destes promovido pela Casa da Covilhã”, reconheceu o seu presidente, Manuel Vaz, que deixou um convite a todos os seus conterrâneos para que visitem a instituição, a qual se afirma como “a Embaixada da Covilhã em Lisboa”.