Espaço Público 13/03/2017

À redescoberta dos parques infantis de Alvalade

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu a requalificação integral dos parques infantis da Rua José Duro, junto ao Mercado de Alvalade Norte, e da Praça Andrade de Caminha, no Bairro de São Miguel. A conclusão destas intervenções foi assinalada com uma visita do vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro, e do presidente da junta de freguesia, André Caldas, a ambos os espaços.

Na ocasião, André Caldas lembrou que “durante muito tempo Alvalade foi uma das freguesias mais envelhecidas da cidade de Lisboa”. Mas hoje, sublinhou o autarca, a realidade é outra, sendo esta “uma freguesia de acolhimento de novas famílias que vêm para aqui para construir o seu futuro”.

“É muito importante por isso que a junta de freguesia invista para criar condições de qualidade de vida para essas famílias”, afirmou André Caldas, explicando que aquilo que se pretende com as intervenções realizadas nos parques infantis é criar condições “para que toda a família tenha espaços para fruir na rua, no espaço público, no espaço que é de todos”.

Já o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa apontou o trabalho desenvolvido por Alvalade como um exemplo do “conforto e segurança” com que as juntas de freguesia de Lisboa têm assumido as suas competências. “Há poucas coisas mais gratificantes do que participar na inauguração de parques infantis”, acrescentou Duarte Cordeiro.

Promover a integração dos dois parques infantis nos espaços verdes que os circundam foi um dos principais objetivos das obras levadas a cabo pela Junta de Freguesia de Alvalade. Com elas procurou-se também aumentar a capacidade dos espaços e torna-los mais abrangentes, através da instalação de equipamentos de recreio que se destinam a diferentes faixas etárias e que podem ser utilizados de diferentes formas.

Outra marca das intervenções agora concluídas na Rua José Duro e na Praça Andrade de Caminha foi a aposta na utilização de materiais naturais, em particular de madeira.

No dia 11 de março, a junta de freguesia promoveu uma manhã de atividades dirigidas às crianças em ambos os parques. Dezenas de famílias participaram nesta iniciativa, que lhes permitiu usufruir de várias horas de brincadeira e animação e redescobrir os equipamentos que foram objeto de requalificação.