Educação 19/04/2018

Escola de Santo António recebe atividades de promoção de uma alimentação saudável

A Escola Básico de Santo António recebeu uma atividade bem saborosa e saudável: os alunos do 2.º ano tiveram a oportunidade de experimentar várias frutas e de preparar deliciosas e coloridas espetadas, com as quais se deliciaram. Esta atividade foi desenvolvida por uma equipa do Centro de Saúde de Alvalade, com o apoio da Junta de Freguesia, e visa sensibilizar as crianças para a importância de uma alimentação saudável.

A atividade começou com uma prova cega. De olhos vendados, cada criança foi convidada a cheirar, sentir e provar duas frutas e, de seguida, a identificar de que frutas se tratavam. Morangos, ananás, melancia e quivi foram alguns dos alimentos que os alunos puderam experimentar.

Depois de superada esta prova, chegou o momento de cada criança preparar a sua espetada de fruta. Dispersos por vários pratos, que juntos formavam uma imagem repleta de cor, havia laranjas, peras, bananas, morangos, ananás, melancia e quivi, cortados em pequenos pedaços, prontos a colocar nos paus de espetada.

José, de oito anos, era um dos mais entusiasmados. “Eu gosto muito de fruta. Fazer uma espetada de fruta é novo para mim. Nunca tinha feito esta experiência”, contou, visivelmente satisfeito. Quando chegar a casa, garantiu, vai contar a novidade aos pais, com a expetativa de que a espetada que provou esta manhã seja apenas a primeira de muitas.

Já Ariana achou que esta foi uma atividade “muito gira”. Fã confessa de melancia, esta aluna de sete anos já aprendeu a lição: comer fruta “faz bem à saúde”. O mesmo diz Leonor, de sete anos, que adora cerejas e come fruta todos os dias de manhã.

Até meados de maio, há várias outras atividades programadas para a Escola Básica de Santo António. A sensibilização alimentar e a prevenção dos maus tratos na infância são os dois eixos fundamentais dessas atividades, que são coordenadas pelo Centro de Saúde de Alvalade e apoiadas pela Junta de Freguesia de Alvalade. Abril é, recorde-se, o Mês Internacional da Prevenção dos Maus-Tratos na Infância.