Cultura 26/04/2017

Em Maio, Alvalade transforma-se na Capital da Leitura

Entre os dias 2 e 14 de maio de 2017, todos os caminhos dos amantes do livro e da literatura vão dar a Alvalade. Nessas duas semanas, a freguesia vai transformar-se na “Capital da Leitura”, iniciativa durante a qual terá lugar um vasto e diversificado conjunto de atividades em torno dos livros.

Direcionadas para públicos de diferentes faixas etárias, essas atividades irão realizar-se um pouco por toda a freguesia. Algumas delas terão lugar no espaço público, outras dentro de portas, por exemplo em estabelecimentos comerciais e equipamentos culturais. Também nas escolas públicas do 1.º ciclo haverá atividades.

Uma visita ao Hospital dos Livros da Biblioteca Nacional de Portugal, um colóquio e uma mostra biográfica a propósito do bicentenário da morte de Jane Austen, no mesmo local, e a sessão inaugural do Grupo de Leitores de Alvalade, com Nuno Camarneiro, são apenas alguns dos destaques da programação.

No Museu de Lisboa – Palácio Pimenta, o Dia da Mãe será assinalado com a presença de Rodolfo Castro, “o pior contador de histórias do mundo”, enquanto no bar Popular Alvalade haverá um espetáculo de Poesia Performativa, por Paulo Condessa. Já no auditório da sede da Junta de Freguesia de Alvalade, Carlos Vaz Marques vai moderar a conferência “São livros para os meus ouvidos”, com o poeta Pedro Mexia e o músico Samuel Úria.

Esta quinzena dedicada ao livro e à literatura culminará numa Feira do Livro Infantil, que se vai realizar no dia 14 de maio, nos jardins do Bairro das Estacas. Entre as 10h00 e as 19h00, haverá várias iniciativas dirigidas às famílias, incluindo oficinas, uma visita ao atelier da ilustradora Danuta Wojciechowska e um piquenique literário em que os participantes serão convidados a levar livros que já não lêem e a trocá-los com o vizinho do lado.

Também no dia 14 de maio, no âmbito da Feira do Livro Infantil, vai assinalar-se o 35.º aniversário da coleção “Uma Aventura”, com a presença das autoras Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada.

A iniciativa Alvalade Capital da Leitura conta com o apoio da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e da Câmara Municipal de Lisboa, entre outras entidades.

Veja aqui a programação completa: