Comércio Local 20/03/2018

Concurso Sabores de Alvalade mostrou mais uma vez que “Alvalade é o sítio onde vale a pena estar”

Não foi nada fácil a missão do júri do concurso gastronómico Sabores de Alvalade, ao qual coube a “tarefa árdua, difícil” de avaliar os 20 pratos tradicionais em prova. Os prémios foram entregues ontem mas a vitória foi de todos, já que esta iniciativa permitiu, mais uma vez, “mostrar que Alvalade é o sítio onde vale a pena estar”.

As palavras são do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, que presidiu à cerimónia de entrega de prémios. Na ocasião, André Caldas sublinhou o impacto “absolutamente extraordinário” que este concurso teve, defendendo que tal aconteceu “porque já é óbvio para toda a gente que vir comer a Alvalade faz sentido”.

“Havendo um concurso, as pessoas têm um motivo adicional para fazer aquilo que no fundo já queriam fazer, que era vir aqui provar a nossa boa gastronomia”, acrescentou o presidente da autarquia. No seu discurso, André Caldas deixou uma palavra de agradecimento aos membros do júri, que “tiveram uma tarefa árdua, difícil, exigente, para conseguir levar a bom porto a tarefa de avaliar os restaurantes” em concurso.

Nesta que foi a segunda edição do Sabores de Alvalade, o júri foi composto por Fernando Brandão, jornalista e editor da publicação “Boa Cama Boa Mesa”, Isabel Zibaia Rafael, autora da página Cinco Quartos de Laranja, Ricardo Dias Felner, jornalista e autor da página O Homem que Comia Tudo, Elsa Gentil-Homem, presidente da Associação de Comerciantes de Alvalade, e Luís Aires, mentor do projeto Briosos.

A sua missão de avaliar a qualidade dos pratos, a sua apresentação e o conforto da sala de refeições foi de tal forma complicada que este ano houve um empate no terceiro lugar do concurso, na categoria prato tradicional. Também muito disputada foi a competição entre os 18 doces que se apresentaram a concurso. Neste caso o vencedor foi escolhido através do Facebook, plataforma na qual se registam mais de 2700 votos.

Recorde aqui os vencedores, em ambas as categorias:

1.º Prémio da categoria Prato Tradicional – Cozido à Portuguesa, restaurante Os Courenses

2.º prémio da categoria Prato Tradicional – Pica no chão de cabidela, Restaurante O Luís

3.º prémio da categoria Prato Tradicional – Arroz de pato, restaurante Pomar de Alvalade

3.º prémio da categoria Prato Tradicional -Lombo de bacalhau confitado com crosta de broa, migas de couve e batata a murro, Restaurante Golf Spot

1.º Prémio da categoria Doce – Suspiro com frutos vermelhos e chantilly, restaurante Harmonia de Sabores

A lista de participantes no concurso incluiu também os seguintes estabelecimentos: A Tigela, Albacora, Borges, Casa do Lago, Central do Areeiro, Chocolovers, Dote, Espalha Brasas, Grande Lisboa, Leónidas, Lobos, Maria do Correio, Pastelaria Dâmaso, Pau de Canela, Pirilampo, Restaurante Roma, Sem Nome, Têzero e Tico Tico/Novo Rio

A cerimónia de entrega de prémios realizou-se no Centro Cívico Edmundo Pedro e constituiu um importante momento de convívio entre muitos representantes do setor da restauração de Alvalade. Este evento contou com uma prova de vinhos, proporcionada pela Adega de Portalegre Winery, e com uma prova do doce vencedor do concurso, proporcionada pelo restaurante Harmonia de Sabores.