Espaços Verdes 11/10/2017

Colocadas armadilhas contra processionária do pinheiro

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, nos meses de julho a setembro, a colocação em vários pontos do seu território de armadilhas iscadas destinadas ao combate à processionária do pinheiro. Este é apenas um dos vários meios de combate utilizados pela autarquia, que promove uma monitorização constante da situação, por questões de saúde pública.

As referidas armadilhas possuem no seu interior uma feromona sexual que funciona como um isco, atraindo as borboletas macho da processionária do pinheiro. Ao capturar-se o macho na armadilha evita-se o seu acasalamento com várias fêmeas e, consequentemente, a postura de milhares de ovos.

A processionária do pinheiro (Thaumetopoea pityocampa Schiff) é um inseto desfolhador de pinheiros e cedros, o qual se desloca em fila, como numa procissão. Os procedimentos de combate a esta praga, os quais são colocados em prática por pessoal devidamente habilitado, incluem tratamentos microbiológicos, destruição de lagartas e de ninhos, captura de lagartas e colocação e ninhos para chapins, aves cuja dieta inclui a processionária do pinheiro.