A carregar Eventos
  • Este evento já decorreu.

Exposição de Pintura E Fez-se Luz…, de Mário Marzagão

02/11/2016-9:00 - 30/11/2016-18:00

« Todos os Eventos

No dia 2 de novembro, pelas 20 horas, inaugura a exposição de fotografia E Fez-se Luz…, de Mário Marzagão, no átrio do edifício da sede da Junta de Freguesia de Alvalade, sito na Rua Conde de Arnoso, 5-B.
A exposição estará patente ao público até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 9 às 18 horas.

jfa_convites_nov16

Sobre o autor:
Mário Marzagão é um Engenheiro Químico licenciado pelo Instituto Superior Técnico de Lisboa. O seu gosto pela fotografia manifestou-se muito cedo e durante a sua juventude foi mitigado por uma primitiva Kodak Brownie. Após vários anos com equipamento emprestado, adquire a sua primeira reflex em 1974 e começa a explorar as potencialidades que a Química lhe faculta na utilização da imagem manipulada como forma de expressão. Durante o terceiro quarto do século passado estuda os grandes Mestres e exercita muitas das suas técnicas, em demanda de uma linguagem própria. As viagens ao estrangeiro e os contacto com outros amadores e profissionais da imagem contribuem para o alargamento dos seus horizontes. Com o advento da imagem digital e a acrescida disponibilidade facultada pelo termo da sua carreira profissional, multiplicam-se as oportunidades de desenvolvimento de uma linguagem pessoal mas, em simultâneo, estreita-se o âmbito dos interesses que a Fotografia lhe satisfaz. Focalizado nas suas frequentes viagens, faz contraponto na sua cidade natal, e é nesta última que expressa a sua originalidade, captando imagens do quotidiano que escaparam ao olhar menos atento do transeunte apressado. Cada imagem só é fixada se satisfaz uma intenção expressa e deve conter algo que lhe sirva de suporte e justificação. Chegado a este ponto, a técnica desvirtua-se e é despromovida pelo conteúdo, que é o alibi invocado para o minimalismo dos recursos utilizados. É com a mensagem subjacente a cada cena, a cada pormenor, a cada piscar de olho subentendido, que as imagens se auto-justificam.

02/11/2016-9:00
Fim: