Educação 24/04/2019

25 de Abril assinalado nas escolas de Alvalade

O dia 25 de abril de 1974 foi evocado, à semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, nas escolas do 1.º ciclo da rede pública de Alvalade. Por iniciativa da Junta de Freguesia, as crianças assistiram a uma peça de teatro, ao longo da qual tiveram a oportunidade de votar num conjunto muito pouco simpático de propostas.

Retirar das escolas todos os brinquedos, construir salas sem janelas para evitar distrações e proibir as visitas de estudo foram algumas das propostas apresentadas aos alunos pelas doutoras Emília e Flora. Em nome da “ordem” e da “disciplina”, as supostas representantes da Direção-Geral da Educação propuseram ainda que fossem proibidos os abraços, os beijinhos e outras demonstrações de carinho e que a criatividade e a imaginação fossem simplesmente abolidas.

Chamadas a votar em cada uma destas propostas com um cartão verde ou com um cartão vermelho, as crianças não hesitaram (salvo algumas exceções) em mostrar sucessivos cartões vermelhos, transmitindo assim o seu desagrado com as ideias pouco democráticas das doutoras Emília e Flora.

Esta iniciativa alusiva ao 25 de abril realizou-se nas escolas Teixeira de Pascoais, Santo António, Bairro de São Miguel, Coruchéus, São João de Brito e Dom Luís da Cunha e abrangeu todos os alunos do 1.º ao 4.º ano de escolaridade. A peça de teatro apresentada é da autoria de Marisa Pereira e de Teresa Machado. No final, cada criança recebeu um jogo de cartas sobre a Revolução dos Cravos, criado e desenvolvido pela Junta de Freguesia de Alvalade.